Sexo
Como lidar com o sexo casual
Ele é como álcool, diz Catherine Townsend, que assume aqui que já provou bastante dos dois. Algumas de nós sabem lidar com ele, outras não...
Conheci Lucas, um gatíssimo instrutor de mergulho, nas minhas férias no Caribe. Ele tinha olhos lindos e alegava ser capaz de prender a respiração durante vários minutos sem voltar à superfície para tomar ar - o que comprovou depois na cama. Eu me sentia bem quando o deixei na manhã seguinte. Exatamente porque não estava obcecada em ser a "namorada perfeita" e, focando no prazer dele, fiz sexo oral pela primeira vez. Nunca mais o vi.
Olhando para trás, recontando todos os drinques que tomei, fiquei surpresa ao perceber como uma noite de sexo sem compromisso lembrava um porre: ambos me deixam intoxicada, maliciosa e de pernas bambas. E não são experiências que eu gostaria de repetir toda noite. Cientistas comparam a liberação de dopamina de quando nos apaixonamos com a de usar cocaína. Para mim, a explosão de oxitocina pós-orgasmo do sexo casual é como uma noite de bebedeira. E não só porque alguns homens já vêm com advertências do tipo "Se beber, não dirija".
Algumas amigas não transam sem expectativa de bis por causa da culpa que sentiriam depois. Outras parecem imunes ao efeito colateral. É o debate Sex and the City: você fica no grupo das devoradoras de homens que vivem amores efêmeros, como Samantha, ou no das que-amam-todos-os-homens-com-quem-dormem, como Charlotte?Muitas mulheres escolhem o meio do caminho. "Essa decisão tem muito a ver com seu desejo no momento: ter um relacionamento ou aproveitar ao máximo sua sexualidade", diz o terapeuta sexual Ian Kerner, autor de She Comes First: The Thinking Man’s Guide to Pleasuring a Woman (inédito no Brasil).
Em um estudo recente da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, um quinto dos entrevistados disse que sua última relação havia sido casual. A felicidade emocional dessa parcela não era menor que a de quem fez sexo com amor.
A verdade é que muitas mulheres gostam de rala e rola sem compromisso, mas têm vergonha de admitir. "Durante o último ano do meu relacionamento, o sexo era péssimo", conta Emma, 27 anos. Depois que terminou, ela arrumou três passatempos, um deles um jovem músico. "Ele era bem mais novo do que eu e ainda morava com os pais, então não tinha nenhum potencial de virar meu namorado. Mas eu pensava que passar uma noite com ele era melhor do que transar com um cara com quem eu pudesse me sentir envolvida depois. Fizemos sexo a noite inteira e ele não parava de repetir que meu corpo era lindo", diz.
Já é senso comum que você deve saber seu limite para o álcool. A mesma lógica se aplica aqui. "Ter um homem nu na sua cama não é um atalho para uma conversa", alerta a minha amiga Sarah, que já fez test-drive de muitos caras. "Minha tática era me perguntar antes: vou me importar se ele não ligar no dia seguinte? Se a resposta fosse ‘Sim’, escapava."
Nesse estágio inicial, não deve haver (na teoria) investimento emocional, pois vocês mal se conhecem. Mas, como Sarah diz, quando alguém está dentro de você, pode parecer mais íntimo do que de fato é. O truque: prever quando a noite vai deixá-la com ressaca emocional.
Antigamente, se eu encontrasse alguém interessante, mas que não era o homem, dormiria com ele só para ter a experiência sexual. Mas o que me levava ao êxtase cinco anos atrás me deixa com um gosto amargo na boca hoje. Assim como fazemos com a bebida, é preciso saber a hora de deixar uma festa. Estou atingindo o estágio em que é melhor ir pegar meu casaco na chapelaria.
Kerner afirma que "se o que você procura é estar em um relacionamento amoroso, sexo casual pode reforçar a sensação de solidão. E cuidado ao fazer sexo com ex-namorados ou para superar um fora. Pode fazê-la sentir falta do sexo que estava tendo com alguém que amava".
Minha amiga Katie, 32 anos, ficou catando migalhas depois que levou um tchau do amado. "Fui para casa com um cara que conheci numa festa", conta. "Ele nem era muito atraente, mas fiquei machucada quando não ligou. Rejeitada de novo?" Tal reação é comum. Nós, mulheres, liberamos oxitocina, substância que faz com que a gente se ligue afetivamente a um parceiro mais facilmente que eles. "Há um pico da substância durante o orgasmo, o que aumenta a sensação de intimidade", diz Kerner.
Às vezes, homens também são perseguidos pelo fantasma de uma noite de sexo casual. Nunca vou esquecer o dia em que saí com um advogado e acordei com ele olhando para mim. "Bom dia, linda. Estava vendo você dormir. Quer almoçar com meus pais?" Saí correndo.
O lado bom dessa história é que nossa atitude está sempre mudando. O advogado? Péssima experiência. Mas meus dois últimos romances começaram assim. Prova de que não importa se você é abstêmia ou o tipo de mulher que dança até o chão. É a única pessoa que pode decidir como sua vida sexual deve ser.
Minhas superlições
1. Tenha cuidado - se você está emocionalmente vulnerável, agora pode não ser uma boa hora.
2. Se ele abusar da sua hospitalidade, sinta-se livre para vestir pantufas e apresentá-lo ao Teddy, seu ursinho de pelúcia.
3. Terem trocado fluidos corporais não significa que você pode pular as boas maneiras. Sempre pergunte antes de pegar a escova de dentes dele emprestada.
4. Não beba demais. Qual a graça de fazer sexo para refrescar a mente se você não se lembrar de nada no dia seguinte?
5. Essa é a sua chance de colocar em prática uma nova fantasia. E se ele cair na risada? Você não tem planos de vê-lo de novo, certo?
Sexo por obrigação: 5 jeitos de dizer 'não' com jeitinho
Sabe aquele dia que você não está a fim e ele insiste? Aprenda como respeitar sua falta de desejo sem magoar seu companheiro
5 maneiras de dizer não na cama quando seu parceiro...
. Não precisa levantar cedo (e você, sim!)
Se isso só acontece às vezes, não há problema em negar - é até justo. Mas se você tem dormido tarde todas as noites porque precisa cuidar da casa e das crianças, peça que ele te dê uma mão, para que você possa ir para a cama mais cedo. Se ele fizer corpo mole, o seu segundo não será justo - justíssimo.
. Está muito a fim e você, não
Você gosta de sexo mas hoje não está com vontade? Em vez de enrolar seu parceiro e deixá-lo pensando bobagens, seja franca: ''Querido, hoje não estou legal''. Se ele quiser detalhes, diga a verdade - que está exausta, preocupada, com indigestão, ou que não está tão acesa quanto da última vez.
. Quer por trás e você sente muita dor
Essa posição somente é desconfortável se for feita com pressa e sem excitação ou lubrificação. Se ele insistir, faça um acordo: diga que vai tentar, mas só se ele prolongar as preliminares, for com jeitinho (bem devagar) e acariciar seu clitóris durante a penetração. Se ele negar, fale não sem culpa!
. Chega em casa bêbado e fica insistindo
Na hora, diga apenas não. Nem perca seu tempo discutindo. Afinal, se ele está quase enxergando duas esposas, não entenderá suas justificativas. Quando ele estiver recuperado, diga com todas as letras (mas numa boa) que o fato de ele estar bêbado te deixa inibida e faz seu tesão ir ralo abaixo.
. Gosta de oral, mas você não quer engolir
Cada um tem o direito de ter as próprias preferências. Muitas mulheres capricham no sexo oral e não engolem quando o parceiro chega ao orgasmo. Mas elas também evitam sair correndo de boca cheia como se tivessem provado comida estragada - isso certamente chatearia o companheiro. Se o seu reclamar que você nunca engole, faça uma comparação divertida: ''Mas, amor, você não gosta do pudim de limão que eu faço e eu não reclamo''. Deixe claro para ele o quanto o ama, diga que se sente muito atraída por ele, mas não faça nada contra sua vontade. Você ainda pode propor caprichar numa outra fantasia que ele tiver. Que tal?
Por que você não quer mais transar?
Saiba quais os principais motivos para a falta de vontade de fazer sexo - e como reverter a situação
. Não sente prazer em transar
Você já tentou descobrir o motivo de não gostar? Um dos mais comuns é a ausência de lubrificação, que torna a penetração muito desconfortável. Pode ser também falta de treino para o orgasmo (as mulheres não nascem sabendo e precisam treinar, sim!), uma educação repressora ou um trauma. A boa notícia é que a maioria desses problemas pode ser tratada com a ajuda de um especialista. Então, pare de sofrer em silêncio e procure ajuda.
. Perdeu o tesão pelo companheiro
Nós sentimos desejo por quem admiramos e por aqueles homens que têm a famosa pegada, certo? Mas é comum a gente não sentir mais aquele fogo depois de conviver por muitos anos ao lado da mesma pessoa. Se for seu caso, a sua relação precisa ser repensada. ''O casal pode procurar um sexólogo, que apontará novos caminhos para os dois'', sugere Jaqueline Brendler.
. Acredita que sexo é feio, sujo e errado
É comum ouvir isso na infância e não conseguir se libertar dessa crença depois. Muitas vezes, a gente cresce e ganha independência, mas continua acreditando nas opiniões dos outros. Questioná-las pode nos dar um novo ponto de vista.
. Sente dor
Se a penetração vaginal na posição de quatro for dolorosa, consulte um ginecologista para verificar se há algum problema, como mioma ou endometriose.
Como ser mais sexy para os homens
3 estratégias efetivas para aumentar seu poder de sedução e deixar os homens aos seus pés
Os autores de Desvendando os Segredos da Atração Sexual, Allan e Barbara Pease, ensinam táticas para que as mulheres aumentem a cotação e o poder de atração. Todas as atitudes que eles listaram foram elaboradas com base em pesquisas de opinião com mais de 20 mil homens. Confira algumas:
1. Realce e melhore a aparência
A explicação: alguns artifícios visuais chamam a atenção do homem, como calçar salto alto, que deixa as pernas compridas; vestir roupas escuras, que alongam a silhueta ou usar batom vermelho, que dá mais volume aos lábios e a impressão do aumento de fluxo sanguíneo naquela região, indicando que a mulher pode estar disposta ao sexo. ''Essas estratégias funcionam porque fazem parte das preferências programadas no cérebro masculino'', dizem os autores.
2. Mostre que é fiel
A explicação Se você busca um relacionamento sério, deve dar muita atenção a esse tópico. Segundo os autores, os homens valorizam esta característica, pois ela é uma ''garantia'' de que ele dará continuidade aos genes, de que será o pai do filho que você tiver. Para destacá-la, evite conversar com o gato sobre relações anteriores.
3. Exponha menos o corpo
A explicação Allan e Barbara Pease citam um estudo em que homens avaliaram imagens de mulheres com o corpo bastante ou pouco à mostra. Segundo a pesquisa, quanto mais a mulher deixava exposto seu físico, mais alta era a classificação que os homens davam em relação à parceira ideal para sexo casual, mas não para um relacionamento duradouro.
Para saber mais
Desvendando os Segredos da Atração Sexual
Autores - Allan e Barbara Pease
Editora - Sextante
Preço - R$ 24,90
Clube de leitura une mulheres nuas a clássicos da literatura
Ler Pablo Neruda sem nenhuma peça de roupa no corpo não é exibicionismo. É apenas bonito. Quem defende essa ideia é a dançarina Michelle L’Amour, criadora de um clube de leitura que tem lotado livrarias nos Estados Unidos. Nos eventos, cinco mulheres leem suas passagens literárias preferidas em voz alta, vestindo apenas sapatos de salto, pérolas e algum enfeite na cabeça.

Os encontros são temáticos e já foram pautados por ficção científica, livros censurados, letras de música e até literatura de vampiros. No próximo dia 29, quem estiver em Chicago poderá conferir o evento especial de Halloween, no qual as participantes recitarão contos de horror.
A ideia de unir nudismo com literatura veio de um velho hábito de L’Amour, que decidiu torná-lo público ao lado de outras mulheres. “Este é apenas um grupo de lindas garotas que gostam de ler… nuas. Não há muito mais além disso”, diz a apresentação de seu site. O voyerismo de quem paga o ingresso para vê-las é apenas o complemento perfeito desse ato, garante.
Em pouco mais de um ano, as apresentações que começaram em Chicago se espalharam por Los Angeles, Nova York e outras oito cidades americanas. Em breve, o grupo deve estrear em Montreal, no Canadá. Entre as pessoas que já assistiram ao espetáculo há quem garanta que a voz é o que mais chama a atenção durante a narrativa. Para as meninas, despir-se e ler para estranhos é bem diferente de fazer striptease. “Continuamos vendo os mesmos rostos nos eventos e é por causa da literatura. Se você nos viu uma vez nuas, já nos viu. Então não se trata disso”, diz uma delas.
Homens novos ou mais velhos?
Conheça os prós e contras de ter um relacionamento com um homem jovem ou um mais maduro - e escolha o seu tipo!
Ela saía com um de 18, mas agora só quer quarentões
Alguém sem fôlego num corpo flácido. Era essa a imagem que vinha à mente de Deziree Martins, 25 anos, quando se imaginava transando com um homem com mais de 40. A cena grotesca só parou de assombrar a analista administrativa quando ela partiu para o test-drive e saiu com um cara de 46 anos. Conclusão: acabou curtindo mais a pegada do madurão, de quem está noiva, do que do bonitão de 18 anos, com quem teve um caso um ano antes. ''Não pensava que fosse tão bom. Acho que não consigo mais ficar com caras da minha idade.''
Deziree conta que a primeira vez que saiu com o noivo, ela estava louca para transar, mas ele preferiu criar um clima de romance primeiro. Levou-a para jantar, pediu um vinho. Os dois conversaram bastante e só depois fizeram sexo. ''Não estava acostumada com isso. Com o de 18, íamos direto para o motel.'' Entre os lençóis, mais diferenças. Enquanto o mais novo pulava preliminares e queria gozar logo, o noivo fez um vasto percurso sobre o corpo dela antes de chegar à atração final. ''Na minha opinião, os homens mais velhos entendem que é preciso dar prazer à parceira e se sentem bem em fazer isso.''
Diferenças entre homens jovens e maduros
Chega a ser óbvio que a maioria dos homens acima dos 40 anos tenha maior experiência sexual. O que não significa que isso agrade a todas as mulheres. Para a psicoterapeuta sexual Carla Zeglio, diretora do Instituto Paulista de Sexualidade (Inpasex), homens dessa faixa etária já passaram do período de autoafirmação, ou seja, de mostrar que têm um pênis superpoderoso. ''Após os 40, eles estão mais preocupados com a qualidade do que com a quantidade de sexo'', diz ela. Por causa disso - e pelo fato de que demoram mais para ficarem excitados - capricham mais nas carícias que antecedem a penetração. ''Tem mulher que gosta disso, outras, não. Algumas se identificam mais com homens da mesma idade, que têm os mesmos gostos e o mesmo timing que elas, em que ambos estão aprendendo a lidar juntos com a sexualidade.'' Moral da história: não há desempenho melhor ou pior. O que interessa é que ele seja satisfatório para o casal.
Vantagens de namorar um homem mais novo
Como tudo na vida é questão de gosto, há quem prefira os mais ''verdinhos''. A coordenadora de marketing Carolina de Oliveira, 29 anos, já transou com um de 45 anos, mas é mais chegada em homens mais novos que ela. Além dos corpos sarados, é a vitalidade deles que a atrai. ''Eles estão mais dispostos a aprender, mais abertos. Já os mais velhos são mais teimosos, querem fazer tudo do jeito deles, tanto no sexo como no cotidiano. Tratam a gente como se fossem filhas deles'', argumenta. Carolina também curte dar uma de professora na cama. ''Acho superlegal moldá-los e deixá-los do jeitinho que eu gosto.''
Vantagens de namorar um homem maduro
Alheia às estatísticas, a supervisora administrativa Lygie da Veiga, 27 anos, garante que seu ex-namorado 38 anos mais velho a satisfazia sexualmente. Quando começaram a sair, ele tinha 61 anos e ela, 22. ''Foi o grande amor da minha vida. Era muito carinhoso, demorava bastante nas preliminares e segurava a ejaculação até eu estar prestes a gozar. Tive outros parceiros antes, mas meu primeiro orgasmo aconteceu com ele.'' Lygie vai logo dissolvendo dúvidas: ''Ele nunca broxou comigo. E não usava Viagra''. A supervisora gosta mesmo dos mais maduros. Tanto que atualmente está saindo com um de 40. ''Os homens de 19 anos só querem saber de gozar três vezes e tomar banho em seguida.''